A editora

Um dos mais importantes órgãos suplementares da UFPE, a editora é a principal responsável por promover a circulação da produção intelectual dos docentes e pesquisadores da universidade, bem como tornar acessíveis obras de reconhecida importância artística, cultural e científica, sejam originalmente produzidas em língua portuguesa ou traduzidas de outros idiomas.

Além de atender à comunidade acadêmica no que diz respeito ao ensino, à pesquisa e à extensão, a Editora UFPE também presta serviços, por meio de contratos ou convênios, a pessoas físicas e jurídicas de direito público ou privado. Como conta com um parque gráfico próprio, pode garantir a adoção de preços competitivos no mercado editorial.

 

Histórico

Originalmente denominada Imprensa Universitária, a editora foi criada em 1955, tendo-se instalado definitivamente no ano seguinte junto à Reitoria da então Universidade do Recife, hoje UFPE. Em 1968, tornou-se um órgão suplementar da instituição, e vem se modernizando ao longo dos anos por meio da melhoria de sua infraestrutura e da qualificação de sua mão de obra.

Em 2015, ao completar 60 anos de existência, a Editora UFPE inaugurou uma nova etapa e uma renovada política editorial, com o objetivo de se fortalecer entre as melhores editoras universitárias do país e projetar-se no cenário internacional.