Educação Popular: novas abordagens, novos combates, novas perspectivas – Volume 1

Organizador: Flávio Brayner

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A obra apresenta uma representativa amostra das discussões sobre a Educação Popular realizadas na 35ª reunião anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Trata-se de um esforço coletivo por parte de pesquisadores de todo o país em favor da renovação teórica, temática, semântica e metodológica do conceito de Educação Popular no século XXI, de modo a contemplar ampla diversidade de perspectivas extraídas de diferentes formações intelectuais. Neste volume, foram publicados nove artigos selecionados pelo comitê científico do evento, cujos título são: 1. Escravidão em Uberaba em diálogo com a Educação Popular; 2. Mulheres camponesas e seus saberes sobre a prática social do cuidado à saúde; 3. Conscientização freireana e liberdade sartreana: reflexões para os efeitos de subjetivação da Educação Popular; 4. Estudantes de origem popular: vidas entrecruzadas na universidade; 5. A educação para a cooperação no caminho do desenvolvimento; 6. Documentos curriculares para a educação indígena no Brasil: da prescrição às possibilidades de diferenciação; 7. Invasão cultural e a impossibilidade de uma educação ambiental popular: reflexões a partir da análise das ações ambientais da usina hidrelétrica Risoleta Neves, MG, Brasil; 8. Aprender com o pé atrás: reflexões sobre o lugar da (des)confiança no processo de educar-se na noite; e 9. Minicurso (Texto Coletivo): perspectivas epistemológicas da Educação Popular.

 

Área Educação
ISBN 9788541502795
Ano 2013
Páginas 196
Dimensão 15,5 x 22,0 cm
Peso  g